quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O basquete transformando vidas

O basquete é um esporte que conquista a cada dia mais adeptos no Brasil mesmo este sendo o país do futebol, principalmente pelas conquistas históricas que nossos atletas já obtiveram.
Ao contrário do futebol, onde o jogador praticamente deve ter o dom para jogar, o jogador de basquetebol pode ser moldado a partir de qualquer base oferecendo à quem o pratica qualidades e valores que nenhum outro esporte proporciona.
Dentre estas qualidades podemos identificar mais disposição, pois como o atleta de basquetebol deve se manter sempre alerta em quadra, leva para seu dia a dia este hábito, além de adquirir mais força física, devido à quantidade de arremessos, saltos e arranques que executa nos treinamentos, proporcionando ao praticante uma boa forma física.
O jogador aprende a lidar com a responsabilidade, seja ela dentro de quadra, no momento de cobrar um lance livre, ou fora da quadra quando têm que tomar decisões sérias e importantes em sua vida. Aprende a ter disciplina dentro de quadra, respeitando técnico, companheiros de time e consequentemente os pais e professores.
Melhora também a percepção do que acontece ao seu redor, pois precisa ter visão de jogo e raciocínio rápido para poder ajudar sua equipe da melhor maneira possível, seja atacando, defendendo ou armando uma jogada.
Em uma sociedade onde esta cada vez mais difícil confiar nas pessoas, o basquetebol envolve a criança em um circulo social onde ela fará amizades que contribuirão positivamente em suas vidas.
Uma vez "infectada pelo vírus do basquetebol" essa criança não conseguirá mais abandonar o esporte, que por todos os benefícios já citados anteriormente é considerado um estilo de vida onde a atleta aprenderá a conviver diariamente com derrotas e vitórias e prenderá que a vida é feita de metas, trançando-as e superando obstáculos para alcançá-las, assim como a história do vídeo a seguir, que foi ao ar pelo programa   Esporte Espetacular.
Por Paulo Cascão

Nenhum comentário: